domingo, 20 de fevereiro de 2011

Por que uma desventura pedagógica?

Em toda rotina profissional,seja qual for a área ,existem muitos desafios,conquistas,derrotas,críticas,análises,confrontos de idéias e opiniões,resistência...
Tudo que nos cerca hora ou outra nos põe em tese .Precisamos descrever e comparar, tentar mudar .
Não posso dizer que vivi todas as aventuras que uma educadora pôde viver.
Sei que existem educadores com histórias mais que interessantes e experiências valiosas, porém desconfio que o pouco (muito para mim) que vivi me levou a degustar diversos lados de um processo de ensino aprendizagem e quando me refiro a tal processo me incluo não como docente, mas, como alguém que na mesma proporção aprende e aprende muito.
É bom sempre estar ciente que as teorias que nos são apresentadas na graduação são meras teorias.
Palavras de alguém que assim como eu, resolveu contar o que pensa e o que viu .
Não desejo virar uma teórica de plantão ou a chata observadora, mas preciso espalhar o que vivi de bom e o que ví de muito errado.
Aliás, todos nós precisamos trocar idéias porque é justamente assim que evoluímos .
A vida é um processo dialético e ninguém está livre disso ...
Vou contar as aventuras e muitas desventuras.
Algumas motivam uma desistência outras empurram na caminhada .
E mais importante é dizer que o título de desventura representa justamente uma flexibilidade em se desfazer e recomeçar o que for necessário, se necessário for !
Desfazer-se é difícil, desfazer um modelo estético e padrão nada funcional é ainda mais difícil , mas, ainda assim, desfazer coisas promove avaliar de forma mais ampla os passos certos e as bobagens repetidas .
Tirem de cada aventura-desventura o que desejarem e o que acharem pertinente a realidade diária. 
Bem vindos (as) e vamos começar a jornada virtual, além daquela cotidiana !


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